terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia de São Francisco de Assis

Um comentário:

  1. Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
    teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
    A ti somente, Altíssimo, são devidos
    e homem algum é digno de te mencionar.

    Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol
    que, com luz, ilumina o dia e a nós.
    E ele é belo e radiante com grande esplendor:
    de ti, Altíssimo, carrega significação.

    Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã luz e as estrelas,
    no céu as formaste claras e preciosas e belas.

    Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
    e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
    pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

    Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
    que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

    Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
    pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

    Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra
    que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
    com coloridas flores e ervas.

    Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
    que perdoam por teu amor
    e suportam enfermidades e tribulações.
    Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

    Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal
    da qual nenhum homem vivente pode escapar.
    Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
    bem-aventurados aqueles
    que se encontram em tua santíssima vontade
    porque a morte segunda não lhes fará mal.

    Louvai e bendizei a meu Senhor
    e agradecei e servi-o com grande humildade.

    São Francisco de Assis

    ResponderExcluir